Intercomunicadores IP

A transmissão de voz e imagens através da Ethernet e por IP está cada vez mais a substituir os sistemas analógicos e as tecnologias de transmissão baseados em ISDN. Nestas transmissões a comunicação de voz e de imagem é convertida em sinais digitais e depois transportada através de um protocolo específico da rede IP, como por exemplo o SIP.

 

O SIP está implementado em todos os dispositivos com interface Ethernet sendo desnecessários quaisquer outros adaptadores ou conversores. Isto traz vantagens substanciais, especialmente em empresas que já possuem rede e cablagem estruturada. Os recursos de TI existentes podem ser utilizados; não há necessidade de criar uma rede de cabo adicional. Onde não há ligação por cabo, os intercomunicadores podem ser operados por W-LAN (Link de rádio IP). 

As seguintes opções estão disponíveis para comutação de chamadas: 

• Conexões diretas: Porta de intercomunicação - switch PoE - telefone IP

• Provedor SIP Público

• Servidor SIP local (solução de software, disponível como freeware)

• Sistemas de telefonia IP 

Características adicionais: versão com câmara de vídeo

Este tipo de intercomunicador tem todas as vantagens do SIP e além disso vem equipado com ou pode ligar-se a uma câmara IP a cores. Estas câmaras fornecem imagens de vídeo de alta qualidade a cores, que ficam disponíveis via Ethernet (MJPEG, JPG).

Os dados de vídeo da câmara podem ser chamados diretamente através da rede IP, independentemente de existir uma conexão de voz ou de servidor SIP. Esta é uma vantagem importante! As imagens de vídeo podem ser vistas em vários pontos da rede (inclusivé simultaneamente) através do navegador web, sem nenhum componente adicional. Se necessário, um acesso restringido por password protege as imagens da câmara de qualquer visualização não autorizada. Como uma alternativa à exibição de vídeo num navegador da web, existe software que permite a exibição automática (pop-up) da imagem de vídeo no ecrã do computador em uso. Com a chamada de entrada, a imagem da câmara IP correspondente é imediatamente exibida no PC - o que poupa ao utilizador ter que iniciar manualmente a exibição e selecionar manualmente a câmara. Ao clique do rato a porta pode ser aberta e a luz pode ser acesa. Também é possível salvar frames individuais ou vídeos.

Características adicionais: Adaptador para LAN segura

Em adição à ficha de montagem no painel frontal, este kit de instalação permite também a proteção anti-roubo do intercomunicador através de um cadeado montado internamente. Além disso, pode ainda ser usado um detetor de sabotagem. Ao abrir o painel é acionado um sinal aos sistemas de segurança de nível superior ou ao adaptador para LAN segura. Estes, por sua vez desligam a fonte de alimentação e o cabo de rede. 

Quando os componentes IP estão instalados em áreas públicas é necessário garantir que, em caso de sabotagem, não é possível aceder aos dados da Intranet da empresa através de um cabo de rede. Esta segurança é obtida através da instalação do adaptador LAN segura entre a câmara/intercomunicador e a rede (switch), em conjunto com um contacto anti-sabotagem na carcaça do intercomunicador ou no local de instalação da câmara.

Contacte-nos para fazermos uma proposta de Intercomunicadores.